Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2008

EM BUSCA DA LUZ - Somos uma síntese das energias de nosso Mapa Astral.

Ninguém tem características de apenas um signo!
Como não existe ser humano constituído só de cabeça, braços ou pernas, também não há ninguém que manifeste apenas as características de seu signo solar. "Os signos não são influências vindas dos astros, das constelações; não são influências externas que chegam até nós e nos obrigam a ser desta ou daquela maneira. Os signos são energias que se irradiam da própria vida e que se manifestam dentro de uma estruturação fundamental", afirma Hélio Amorim no volume três de Progressões, Previsões e Trânsitos.
É assim que todos nós manifestamos o que os signos simbolizam, ainda que não tenhamos consciência disso. Eles equivalem a todas as experiências pelas quais passamos e que foram herdadas não apenas da nossa família, mas do inconsciente coletivo. Portanto, vão muito além de nossa vivência individual. Amor, raiva, tristeza, necessidade de proteção e a busca pelo significado da existência, por exemplo, existem em todas as culturas desde o início da humanidade.
Quando lutamos para sobreviver ou competimos para testar nossa coragem e nossa força, saibamos ou não, Áries está se manifestando. Quando buscamos uma base segura, quando queremos reter e possuir aquilo que conseguimos, é Touro que toma o lugar. Não é mais o desejo de vencer que conta, mas o de ter. Teimosia, determinação e ciúme pelo que se adquiriu aparecem, então, como manifestações visíveis.
Lutar (Áries) para ter (Touro) não basta. É preciso trocar, falar, explorar o que existe ao nosso redor. E é Gêmeos que começa a se manifestar falando, informando-se, conectando coisas, pessoas e idéias, estabelecendo ligação de tudo com tudo. Nosso lado geminiano representa a necessidade de ampliar sempre o espaço que ocupamos e isso exige movimentação, curiosidade, entusiasmo.
Viemos ao mundo como resultado da união de dois seres que servirão de modelos para o que entendemos como masculino e feminino e de quem esperamos proteção e aconchego. A sensação de pertencer a uma família e o sentido de continuidade e preservação que adquirimos por meio dela têm a ver com Câncer. A identidade que desenvolvemos e que nos torna diferentes dos outros, dentro e fora de nossa família de origem, os talentos que expressam nossa originalidade e o desejo de reconhecimento dos potenciais que exibimos são manifestações de Leão.
É necessário também lidar com as questões práticas do dia-a-dia. Todas aquelas que têm a ver com a manutenção saudável do nosso corpo e nos preparam para uma profissão são manifestações de Virgem. Só depois de aprendermos a cuidar de nossa sobrevivência é que podemos pensar em formar uma parceria. Ao menos, isso é o recomendável e aí entra Libra.
O caminho para o aperfeiçoamento passa pelos doze signos, cada etapa sendo vencida a seu tempo. Uma delas, mal vivida, compromete a seguinte, o que percebemos continuamente – mesmo sem saber nada de Astrologia.

Nenhum comentário: